- Creative Moves ⚡
- Posts
- ⚡ O comércio está virando um hub de mídia e entretenimento
⚡ O comércio está virando um hub de mídia e entretenimento
Como a revolução do social commerce impactará na creator economy

Para onde estamos nos movendo: o que você encontrará hoje
🇧🇷 A revolução do shoppable content e a ascensão do Brasil neste mercado
📹 Como o vídeo social está devorando o mundo
🔥 Quais são os apps adorados pela Gen Z?


A hegemonia global de Douyin, versão chinesa do TikTok, está sendo ameaçada por uma disputa local com o Pinduoduo, plataforma de comércio eletrônico.
Inicialmente lançado como um aplicativo de entretenimento, o Douyin evoluiu para se tornar uma poderosa plataforma de comércio digital. Seu modelo integra perfeitamente entretenimento e e-commerce.
Por outro lado, o Pinduoduo revolucionou o mercado ao introduzir a gamificação no processo de compra. Elementos como feeds sociais, pontos e recompensas tornaram a experiência de compra interativa e envolvente.
O impressionante crescimento de 30% das plataformas emergentes que combinam mídia social e comércio reflete uma mudança no comportamento do consumidor na China, acirrando ainda mais a competição entre essas gigantes do mercado digital.
Na análise mais recente apresentada pelo Jing Daily, a publicação crava: o Douyin trata o conteúdo como entretenimento e um canal de vendas, criando um caminho claro de descoberta da marca até a compra.
Em uma comparação global que traz o acumulado de receitas, o Douyin abriu uma vantagem estratosférica para os principais apps usados no Ocidente.

Do lado de cá, o comércio social ainda é relativamente novo, especialmente para os consumidores dos Estados Unidos. O cenário, porém, sinaliza mudanças. Veja os dados que consideram o período de 2020 a 2024:
TikTok: ⬆️ 915%
Instagram: ⬆️ 56,2%
Pinterest: ⬆️ 44,6%
Facebook: ⬆️ 31%
No contexto polarizado da guerra fria tecnológica e comercial entre Estados Unidos e China, inclua também a pauta social commerce e o Brasil como candidato a protagonista.
Depois de promover investimentos agressivos em recursos de e-commerce, o TikTok e seu braço comercial - vulgo TikTok Shop - estão desembarcando por aqui no próximo ano.
@tiktokshop_us Come visit TikTok Shop at New York Comic Con now - 10/20/24 and discover the (super)power of LIVE Shopping! 🦸🦸♀️
Os números compartilhados pela especialista Bia Granja dão uma dimensão de como a plataforma impactará a creator economy:
🛍️ 56% dos millennials já compraram pelo TikTok Shop
🤳 117% dos usuários estão mais dispostos a comprar por recomendação de influenciadores
🛒 O TikTok já gera $1 bilhão em vendas mensais com o TikTok Shop

O shoppable content não é apenas uma revolução em curso. É uma categoria ascendente que integra varejo e mídia.
"Marcas precisam tratar suas operações de comércio cada vez mais como centros de mídia e entretenimento" - Anthony McGuire, founder da PWR House.

Fun Fact (or not)
O Snapchat publicou um estudo sobre tendências de consumo de vídeo com o objetivo de entender preferências de tela, os estados de necessidade para consumir este formato e o impacto da publicidade em diferentes telas.

Aqui estão alguns insights:
📱67% dos consumidores assistem a vídeos em suas telas pequenas diariamente, em comparação com 50% que opta pela TV
📱69% dos consumidores dizem que, quando reproduzem um vídeo em seu smartphone, geralmente dão a ele toda a sua atenção, em comparação com apenas 50% quando assistem pela TV
📱Os usuários preferem dispositivos móveis para uma visualização sem distrações

O público, especialmente o mais jovem, está se afastando da visualização tradicional para a mídia social e o vídeo. Sim, o vídeo social está devorando o mundo!
E se há dúvidas sobre onde está o dinheiro para a grande mídia, precisamos lembrar que estamos lidando com ecossistemas altamente fragmentados que compreendem influenciadores, campanhas e comércio social. Portanto, há uma oportunidade explícita para os conteúdos de marca.

O que move nossa criatividade
📖 Evan Shapiro sobre Jake Paul x Tayson: "A luta da mídia tradicional continuará a se contrair à medida que a esfera do criador ganhar cada vez mais domínio."
📖 Este scorecard da luta feito por Gabor Harrach no contexto da perspectiva Geração X Geração Z também ficou matador!
📹 A Netflix anunciou que 60 milhões de lares em todo o mundo sintonizaram ao vivo para assistir ao duelo realizado para 70 mil fãs que estiveram presentes no AT&T Stadium de Arlington.
📖 O avanço tsunâmico da retail media e as campanhas de vídeo! Pry Marcondes, da Pipeline Capital, traz ótimos insights que mostram como Mercado Livre segue sendo o maior player do Brasil em retail media
📊 Quais são os aplicativos adorados pela Gen Z? Os dados de download de aplicativos revelam que a geração ama o TikTok, adota o OpenAI, está redescobrindo o PayPal e sugere que o Quibi pode ter estado um pouco à frente de seu tempo