- Creative Moves ⚡
- Posts
- ⚡ A nova classe de criadores
⚡ A nova classe de criadores
Novo estúdio que usa IA para produções abre precedente para estabelecer uma indústria paralela à Hollywood

Para onde estamos nos movendo: o que você encontrará hoje
🤖 Como a AI democratizará a produção de alta qualidade, algo já desbloqueado pelo conteúdo do criador?
📱 Bluesky é o novo refúgio para quem está abandonando o X
💡 Por que as marcas estão recorrendo os canais dos influenciadores no WhatsApp
A vez dos filmes gerados por IA

Hollywood lançou 15.000 horas de conteúdo em 2023, enquanto houve 300 milhões de horas carregadas no YouTube. Considere que, se apenas 0,01% desses 300 milhões de horas forem competitivos com Hollywood, são 30.000 horas por ano.
Isso é o dobro da produção anual da meca do entretenimento mundial!
Trouxemos os números compartilhados pelo especialista Doug Shapiro para contextualizar o surgimento do Promise Advanced Imagination Inc.
O novo estúdio se apresenta como o primeiro a usar totalmente a tecnologia de IA generativa para criar uma lista de filmes e programas.
O que sabemos até agora sobre o Promise:
✔️ Os idealizadores são George Strompolos (fundador da rede de criadores Fullscreen), Jamie Byrne (um executivo do YouTube que ajudou a criar o programa de compartilhamento de receita da plataforma) e Dave Clark (um cineasta de IA e diretor comercial)
✔️Já levantou uma rodada com North Road Co. de Peter Chernin e Andrew Chen da a16z. Ainda não há informações sobre valores
✔️As produções usarão um sistema proprietário chamado “MUSE”
O Promise desponta no momento em que os custos para produções estão despencando. O renomado produtor Jeffrey Katzenberg diz que a IA reduzirá o orçamento de um filme de animação em até 90%.

Como diz Shapiro, a GenAI democratizará a produção de alta qualidade e, ao fazer isso, exacerbará uma disrupção de baixo custo que já está em andamento a partir do conteúdo do criador.
Fato Novo. O Promise poderá erguer uma indústria paralela à Hollywood impulsionada por uma nova classe de criadores?
"Pensava que esse processo aconteceria nos próximos cinco a 10 anos, e agora acho que provavelmente é mais como três a cinco", alerta Shapiro.
Fun Fact (or not)
Lançado no início de 2023 como uma alternativa ao X, Facebook e Threads, o Bluesky viu uma explosão no número de usuários. Só na última semana, dobrou para mais de 15 milhões.
O boom de inscrições vem dos Estados Unidos. O Axios mostra que a quantidade de usuários ativos por dia saltou para cerca de 3 milhões desde o dia da eleição. É um aumento de 519% em relação aos primeiros 10 meses do ano, de acordo com dados da Similarweb.
O Financial Times estima que o Bluesky já ultrapassou a plataforma Meta em número de usuários ativos diários nos EUA.
Decifrando o Bluesky
➡️ Está disponível para iOS, Android e desktop
➡️ É um site de microblog descentralizado
➡️ As postagens têm um limite de 300 caracteres
➡️ Você pode anexar imagens, vídeos ou GIFs às postagens
➡️ As postagens e curtidas do Bluesky são públicas
➡️ Possui feeds personalizados que permitem que você acompanhe tópicos específicos
➡️ “ Pacotes iniciais ” referem-se a listas selecionadas ou grupos de pessoas a seguir
A guerra particular, porém, é contra a rede de Elon Musk. Mais de 116.000 pessoas desativaram suas contas no X no dia seguinte à vitória de Donald Trump.

As insatisfações com o X também chegaram ao futebol. Werber Bremen e St. Pauli, da Alemanha, anunciaram a saída do app.

A que até mesmo o Google Search estaria priorizando os resultados do BlueSky em vez do X.
O motivo? Em meio à turbulência no mundo das mídias sociais, o Bluesky está ganhando escala e há uma boa razão para isso:
"O mercado de mídia social está se fragmentando, com muitas opções surgindo para competir e nenhuma com usuários suficientes para permanecer enquanto os maiores players permanecerem em grande escala. A BlueSky estava idealmente posicionada para se beneficiar quando um dos incumbentes caiu", escreveu a especialista em mídia Hanna Kalert.
Conversas nas redes

O que move nossa criatividade
📱 Você tem visto as marcas usando canais dos influenciadores no WhatsApp? Ana Luisa Pernambuco, do Grupo Inpress, compartilhou uma série de posts que o perfil do Saquinho de Lixo fez para divulgar um biscoito com chocolate da Nestlé
⚽ A medida que sua carreira está perto do fim, Cristiano Ronaldo está migrando do Instagram para o YouTube. A novidade? Ele se juntou a MrBeast para o "maior vídeo de todos os tempos" que será lançado em 30 de novembro. Mostramos por aqui como o CR7 caminha para ser o maior canal da plataforma até 2026
💸 Quanto ganham celebridades e influenciadores brasileiros por post? Especialista ouvido pelo O Globo revela cifras milionárias para 2025
🤳 Cansou do que tem sido sugerido pelo feed do seu Instagram? Agora, será possível resetar as recomendações do algoritmo. Ferramenta está em fase de testes e deverá ser liberada para uso nas próximas semanas
📰 Um em cada cinco americanos diz receber regularmente notícias de influenciadores nas redes sociais. Estudo exclusivo do Pew Research Center fornece uma compreensão mais profunda tanto da composição do universo de criadores de notícias quanto de seu público
🔥 O futuro do TikTok nos EUA: seu destino depende de batalhas legais, manobras políticas e do presidente eleito Donald Trump. O Mashable trouxe atualizações sobre a situação do app de vídeos no país norte-americano
🧢 Já conferiu a collab entre Tyler, The Creator e Lewis Hamilton inspirada no brilho neon da Strip de Las Vegas? A cápsula apresenta desde uma jaqueta de motociclista até um medidor de pressão de pneus